terça-feira, 19 de agosto de 2008
Partido Socialista satisfeito com crescimento da economia portuguesa
O porta-voz do Partido Socialista, Vitalino Canas, mostrou-se satisfeito com os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, que revelam um crescimento de 0,4 por cento da economia portuguesa no segundo trimestre de 2008, e reiterou confiança nas reformas do Governo.
“Obviamente que nos satisfaz que a economia tenha crescido 0,4 por cento e invertido os resultados do primeiro semestre”, afirmou Vitalino Canas. Lembrando que “os principais parceiros da Zona Euro estão em queda”, o socialista mostrou-se “confiante que a economia portuguesa possa reagir com as reformas do governo”. “As reformas vão no sentido de reforçar a economia portuguesa”, concluiu.
Relativamente aos dados do INE sobre o desemprego, que revelaram uma descida da taxa de desemprego de 0,6 pontos percentuais no segundo semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2007, Vitalino Canas disse que são dados que deixam o PS “moderadamente satisfeito, porque temos de continuar a trabalhar”.
“A tendência nas economias com que nos relacionamos, nomeadamente a espanhola, é de agravamento do desemprego, por isso é com satisfação que registamos estas melhorias, mostra que as políticas económicas estão a ter sucesso”, referiu o porta-voz Socialista.
Segundo os dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, a economia portuguesa melhorou no segundo trimestre e cresceu 0,4 por cento, face ao trimestre anterior, escapando à recessão.