quarta-feira, 17 de junho de 2009

XVI CONGRESSO NACIONAL DO PS

Realizou-se nos dias 27, 28 de Fevereiro e 1 de Março de 2009, em Espinho o XVI Congresso Nacional do Partido Socialista.

Na lista apresentada a sufrágio para a Comissão Nacional, intitulada “PS: A Força da Mudança”, encabeçada por Jaime Gama, constaram vários militantes do Distrito de Vila Real. Assim, para além de Pedro Silva Pereira, eleito deputado pelo círculo de Vila Real fizeram parte da lista os seguintes elementos: Andreia Coutinho Simões (Peso da Régua), António Martinho (Vila Real), Artur Cascarejo (Alijó), Ascenso Simões (Vila Real), Brigite Gonçalves (Chaves), Ema Gonçalo (Valpaços), Fernando Rodrigues (Montalegre), Helena Ervedosa Pavão (Sabrosa), Humberto Costa Cerqueira (Mondim de Basto), Ivo Oliveira (Vila Real), José Joaquim Abraão (Vila Real), Maria Edite Sousa (Murça), Nuno Artur Rodrigues (Chaves), Paula Barros (Chaves), Sílvia Guedes (Santa Marta de Penaguião) e Vítor Silva (Alijó). Rui Santos, Presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Vila Real, tem lugar por inerência na Comissão Nacional.

É de referir que esta é maior representação de militantes de Vila Real na Comissão Nacional, órgão deliberativo máximo do Partido entre Congressos, competindo-lhe estabelecer a linha de actuação do Partido, nomeadamente na esfera da sua acção política e velar pela sua aplicação. Assim, este Congresso Nacional aumentou as responsabilidades e obrigações dos militantes socialistas do Distrito de Vila Real.

No ano de 2009 os cidadãos serão convidados a decidir sobre o nosso futuro colectivo. Do Partido Socialista, no distrito de Vila Real, espera-se a capacidade de ajudar a construir a vitória nas eleições para o Parlamento Europeu, a vontade de vencer e a força para lutar pela repetição da maioria absoluta nas legislativas e a lucidez, o ânimo e a unidade activa, em torno de ideias, propostas e pessoas, que lhe permitam ser obreiro de um projecto autárquico vencedor, à escala distrital.

Acreditamos que o trabalho desenvolvido ao longo da legislatura, quer no contexto global da governação, quer na acção de âmbito regional, merece a aprovação da maioria dos Portugueses e, em particular, dos Transmontanos e Alto-Durienses.


Federação Distrital do Partido Socialista de Vila Real