A ligação por auto-estrada entre Amarante/Vila Real/Bragança representa um investimento global de aproximadamente 850 milhões de euros.
Trata-se da aplicação de verbas Nacionais e Comunitárias para o Desenvolvimento de Trás-os-Montes e Alto Douro. É um factor de justiça, solidariedade, coesão social e territorial.
Este investimento permitirá ainda melhorar as condições de segurança contribuindo assim para diminuir as taxas de sinistralidade nestes percursos.
Depois da assinatura do contrato de concessão entre Amarante/Vila Real (túnel do Marão) no passado mês de Junho, com trabalhos já a decorrer, muitos afirmaram que a ligação de Vila Real/Bragança já não se poderia concretizar. A presidente do PSD, Dra. Maria Ferreira Leite, com o silêncio cúmplice de alguns autarcas deste partido no Distrito de Vila Real, defendeu que não havia dinheiro para nada e que estas obras deviam ser canceladas, repensadas, adiadas….etc…
Com a crise Financeira Internacional, e as dificuldades na obtenção de financiamentos bancários, os “Velhos do Restelo” rapidamente deram como adquirido que não havia por parte das empresas que lideravam os consórcios que passaram à fase final do concurso (Somague e Soares da Costa) e do Governo, capacidade para desbloquearem financiamentos (500 milhões de euros) para a concretização desta obra.
Enganaram-se e a concessão será financiada pelo Banco Europeu de Investimento.
Mais uma vez, o Governo apoiado pelo Partido Socialista deu prioridade ao Distrito de Vila Real.
Assim, no próximo mês será assinado (contra a vontade de muitos) a concessão da A4 (Vila Real/Bragança).
O Governo e o PS não defraudaram os Transmontanos e Alto Durienses, retribuindo assim a confiança que estes lhes deram nas eleições legislativas de 2005 no Distrito de Vila Real.
a federação distrital do ps
rui santos